Como tirar o MTB?

O MTB não serve para muita coisa. É só um número que provavelmente não será pedido na empresa em que você, jornalista, trabalha. No entanto, em algum momento da profissão, é possível que te cobrem por ele. Principalmente se você for participar de um concurso ou fazer um curso muito específico da área.

Como eu nunca achei um lugar/site/pessoa que soubesse exatamente como tirar o MTB, coloco aqui tudo o que você precisa  para conseguir o registro.

O lugar para tirar o registro profissional é o Ministério do Trabalho.  E não adianta ligar lá para saber quais são os documentos necessários, porque não, eles não vão atender ao seu telefonema. Por isso, esta é a lista:

- cópia do RG e CPF;
- comprovante de residência;
- cópia e original do diploma;
- número do PIS (é só se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal e pedir uma declaração que ela sai na hora, acredite);
- carteira de trabalho e cópia da frente e do verso da folha que tem a sua foto;
- um livro de ação (para você se distrair e não cair no sono enquanto espera)

Se você estiver em São Paulo e se dirigir ao Ministério do Trabalho da Rua Martins Fontes, 109; suba até o 1º andar de escada, porque o elevador nem sempre funciona.

Chegue bem cedo, às 8h, ou então no horário do almoço, às 12h. Pegue uma senha com uma senhora simpática de óculos e sente, se encontrar lugar vago. Abra o seu livro de ação ou então puxe uma conversa com o senhor ao lado que está com a senha 16 em mãos, reclamando muito da demora. Olhe a sua senha 71 e abstraia, a sua hora irá chegar.

Após (pelo menos) 1h30, depois de você coçar os olhos, a cabeça, se cansar e ver os seus mais novos amigos se despedindo felizes depois de serem atendidos, você se levanta aliviado ao ouvir o seu número.

Um moço simpático vai te atender bem (ele sabe que você batalhou para estar ali), e se você não estiver esquecido nenhum documento ele dará entrada no seu MTB.

A alegria e satisfação, no entanto, são interrompidas quando ele traz um protocolo dizendo para você voltar dali a 2 meses. Você pode sair cabisbaixo e pensar que aquela oportunidade que pede o seu registro irá para o espaço.

Mas não desista meu amigo, ainda há saída.

Imprima o regulamento do concurso, ou algum documento da empresa que você vai trabalhar que prove que a exigência do número antes dos 2 meses. Leve junto com os documentos e bingo! Incrivelmente, ele entregará o seu MTB em poucos dias.

Isso é segredo, ninguém pode saber.

Mas se você não tem pressa, volte dali dois meses com o protocolo e a carteira de trabalho nas mãos. Não esqueça da carteira, por favor. Muita gente aparece lá apenas com o protocolo e o resultado é só chororô.

O MTB é uma etiqueta na sua carteira de trabalho. Você a leva para casa, resolve o problema e após algumas horas quase não se lembra mais de tudo o que passou.

Obs: Este é um texto que fornece instruções para quem é formado em jornalismo. Para saber como tirar o MTB sem ser graduado na área, aconselho pedirem informações sobre a documentação, pessoalmente no Ministério do Trabalho. Abaixo, nos comentários, muitas pessoas dividiram suas experiências que podem ser úteis a vocês. Boa sorte! 

About these ads

117 comentários sobre “Como tirar o MTB?

  1. Tirei meu MTB logo após concluir o curso. Eu ainda não tinha o diploma, mas me forneceram o registro provisório. Na época, ele era garantido por uma liminar….
    Depois de pegar o diploma, fui “refazer” meu registro. No entanto, pra minha surpresa, o número do MTB continuou o mesmo… Vai entender….
    Queria saber se alguém já passou por coisa semelhante, se bem que, a julgar pelo que faço hoje, o MTB continuará sem ter a mínima importância…rs…

  2. O Registro de MTB é muito complicado. O atendimento é diferente para cada pessoa. Algumas foram e tiraram o registro de uma forma bem simplificada e gratuitamente. Outras tiveram muita dificuldade e espera e ainda tiveram que pagar.
    Sei disso através de relatos.

  3. Eu sou Relações públicas, e finalizo o curso no fim deste ano. Mas trabalho com redação há 2 anos, tendo comprovado em revistas, jornais e coteúdo diversos. Eu consigo tirar o MTB?

  4. Clara,

    Com suas informações, não precisamos de mais nada, só irmos com essa documentação aguardamos algumas horas e torcer para não dar nenhum problema no sistema do Ministério do Trabalho.

    Obrigada pelas dicas!!!!

  5. Adorei as suas dicas sobre como tirar o MTB (principalmente como não morrer de tédio enquanto espera).
    hahaha

    Estou enrolando há quase 2 anos para ir atrás disso, mas vamos ver se agora tomo vergonha na cara. Não custa nada, afinal de contas. Só tempo e saco, né não?

  6. Parabéns pelo texto Clara. Não conhecia seu site, adorei. Vou passar aqui direto. Suas dicas são ótimas.

  7. Clara,

    Obrigadão pelas dicas… Muito bom saber que existe “gente como a gente” que tbm passa aperto na hra de fazer essas coisas… E quando alguém simplifica a vida dos próximos mortais que vão tentar fazer o que você já sofreu para conseguir, melhor ainda…

    Beijos passo aqui sempre agora =) !!!

  8. Clara, valeu pelas dicas. Demorei quase 7 anos para pegar meu diploma-onde eu trabalhava não exigia o bendito.
    Mas consegui novo trabalho, exigiram o MTB e lá fui eu.

    Segui todo os seus conselhos e quando chego na porta do Ministério do Trabalho, eis que me deparo ainda com aquela faixa horrorosa: Estamos em greve.

    Poxa! Desde abril e ainda não voltaram!!!

    O que fazer??? Bom, liguei para o Sindicato para saber o que está sendo feito, e eles informaram que a única solução, enquanto o o ministério não volta a fazer o que deve, é ir até o Sindicato com o Diploma original, o RG e eles emitem uma declaração que autentica a veracidade das informações. Ou seja, emitem uma declaração dizendo que sou jornalista profissional.

    É isso, para quem está precisando, façam isso. Farei na próxima 2ª feira…

    Abraços!

  9. Você é a solução dos meus problemas!!

    Trabalhei por 10 anos numa agência que nunca solicitou nem mesmo o diploma. Então, relaxei…

    Agora, estou prestes a começar em uma empresa de ponta, que exige tudo!

    Minhas dúvidas:

    - apenas com a requisição do diploma (que pode levar até um ano pra chegar) posso solicitar o MTB?
    - o seu “jeitinho” também vale pra esse caso?
    - na sua opinião, como devo proceder?

    Origadíssima!

    • SIFU… colega.

      Antes que a coisa fique preta, sugiro mudar de área.

      Foi o que fiz.

      Hoje vejo a coisa preta e nem me assusto mais.

      Alías, preta, branca, morena.. de todas as formas, tipos e tamanhos… e que delicia que é!

  10. Bom, eu acabei tirando o o MTB, fizeram o registro em minha carteira e tudo mais, mas e agora, alguem poderia me dizer o que preciso fazer?
    Preciso me associar a algum associaçao. Na verdade sou fotógrafo e gostaria de tirar a carteirinha. Alguem pode me informar como, onde e se paga alguma coisa para conseguir essa carteira com o mtb. Depois de registrado na carteira de trabalho, o que devo fazer?
    Att
    Emerson

  11. Ola…
    Sou cinegrafista a 5 anos , comprovado em carteira como operador de camera a 3 , não sou formado em jornalismo.
    como devo proceder para tirar a mtb de reporter cinematografico??? pode me ajudar??

  12. Muito bom o post Clarinha!
    Além de engraçado ainda é muita prestação de serviço rsrs
    Beijos, minha querida adorei!

  13. Olá, Clara.
    Estava procurando informações sobre como tirar o MTB e achei seu blog. Obrigada pelas dicas valiosas, gostei muito! Vou aproveitar o recesso que tenho no trabalho em dezembro pra fazer isso, depois de 2 anos de formada…

  14. Oi Clara, que coincidência enorme. Trabalho na Turner, e te conheci quando ganhara o concurso de jornalismo da CNN. Estou criando um blog e resolvi tirar o MTB…. e não é que achei o seu site com as dicas.. Muito obrigado pela ajuda. bjs

  15. Adorei as instruções e a dica utilíssima no final!!! Super obrigada, colega de profissão!!! Abraço!!! Mari

  16. Trabalho em uma empresa, mas não na área, o que posso apresentar para agilizar e não precisar esperar 2 meses?E tbm, e se quiserem me cobrar alguma coisa, o que devo fazer?

    Grata

  17. entao… fiz todo o procedimento, mas consegui apenas pegar o protocolo e mandaram esperar 4 meses para me ligarem e voltar, ate imprimi uma carta da emissora onde eu trabalho dizendo da importancia do registro para nao dar problemas para o sindicato, mas nao adiantou. Estava na regional de SAO JOSE DOS CAMPOS. abraços a todos

    • Oi Wanderson, tudo bem? Tambem sou de SJCampos. Dei entrada ao DRT e MTB. Gostaria de saber se voce ja conseguiu o registro aqui em sjcampos? Se consegiu, qnto tempo demorou realmente? Abraços, aguardo uma resposta tua… (af.cruz@yahoo.com.br)

  18. Olá Clara, adorei o texto, ficou muito mais simples de entender!
    gostaria de saber se você sabe como eu posso conseguir o meu MTB mas sem a carteira de trabalho, porque eu nao tenho carteira assinada mas trabalho a tres anos e meio com jornalismo, e agora estou querendo o MTB pra conseguir trabalhos em outras empresas.
    Muito obrigada!

  19. Clara, estou com uma dúvida, as cópias dos documentos precisam ser autenticadas? Se precisam quais cópias? Mesmo eu não tendo diploma consigo tirar o MTC, mas que comprovante eu levo então no lugar do diploma?

  20. Vlw pela dica!!!! Ng atende naquela instituicao nenhum dos 6 telefones q tem no site =P
    Eu nao tinha ideia do q precisava fazer… soh q o argumento do concurso, a ruivinha q m atendeu nem olhou pra minha cara disse “temos muitos pedidos, bom dia”. Agora 2 meses de espera… mas acho q dah tempo pro concurso!

  21. Ola Clara, eu e minha amiga trabalhamos na area de TV mas não temos registro das funções que desempenhamos ( cinegrafista, editor..) Gostaríamos e saber se podemos tirar o MTB para essas funções e o que vem a ser esse “Diploma” (conclusão de algum curso ou faculdade ou ensino medio completo)???

    • Kamilo, para vcs tirarem o registro de cinegrafista, editor e outros, vcs tem que tirar o DRT, que é no sindicato dos radialistas de sp, jah o MTB é direto do ministério do jeito que a Clara disse.qq coisa, estamos à disposição!!!

  22. Fiz meu MTB há 3 anos e foi exatamento assim. Apenas um pouco mais rápido do que esperava. Mas simples quando estamos munidos de informação, pois a primeira vez tive de ir até o Ministério somente para saber quais documentos precisava. Você ainda não tinha publicado esse post rs…
    Abraços…

  23. Me formei há dois anos e também preciso tirar o meu MTB. Ainda não o fiz porque trabalho para lá e para cá e não estou na minha cidade, em Campinas, embora tenha passado lá no Ministério há um tempo atrás e ficado esperando por 4 horas sem resolver muita coisa…nesse caso acho ótima a idéia do livro!! Muito últil!! Ótima explicação de como tirar o MTB!! Vou tentar faze isso ainda esse mês, afinal de contas tenho procurado emprego e percebi que alguns lugares pedem. Só uma coisa, alguém sabe se tem alguma taxa anual ou quaquer coisa que o valha? Abraços!

  24. PAULO ROBERTO DE SOUZA SOU ATUALMENTE REPORTER DA TV CIDADANIA E A EMPRESA CL PRODUCOES E FILMES CON VARIAS REORTAGENS NA BAHIA SOBRE FESTAS POPULARES FORUM MUNDIAL / E VARIOS OUROS QUE ESTAR NA WEB SITE COMO A TV CIDADANIA 1º TV INTINERANTE DO BRASIL E DA BAHIA . EU PRESIZO DESTA CREDENCIAL ANTESIOSAMENTE PAULO ROBERTO DE SOUZA REPORTER CINEMATOGRAFICO COFIRAO MINHA PAGINA (ONG) TV CIDADANIA .COM SEI DO ESFORSO MAIS JA FOI FEITO ESTE PEDIDO ATRAVES DO SINDICATO SINTESFE ..

    • Seria bom você aprender a escrever também… “Cofirao” é fogo! Também é bom saber que escrever tudo em maiúscula é como GRITAR!

  25. Olá, Clara. Valeu pelas dicas, mas eu tenho uma dúvida:
    não tenho curso de jornalismo, mas me disseram que posso ser sindicalizado no sindjor mesmo sem diploma, mas não posso ter este MTB segundo o ministério do trabalho que pede original e cópia do diploma. Isso me parece conflitante. Pode esclarecer isto para mim, por favor?
    Obrigado.
    Att.
    Fabio Lima

  26. Hahahahaha. Ótima! Parabéns! Primeiro por disponibilizar as informações e, segundo, pelo óóótimo humor! :)

    Obrigada pela ajuda! ;)

    Bjinhos!

  27. Oi Clara! Ótimo texto!!
    E me tire uma dúvida, por favor: trabalho na área de jornalismo há pouco mais de dez anos e não fiz faculdade. aquela lei que diz que o diploma de jornalismo não é mais necessário ainda existe? Eu poderia então tirar o MTB?
    Obrigado!!!

    • Pessoal, é bom vocês checarem as informações no Ministério do Trabalho. Se não conseguirem falar lá, tentem o Sindicato dos Jornalistas. Com o tempo, pode ser que algumas informações tenham sido alteradas.

  28. Uma dúvida: Eu não sou formado em Jornalismo, sou formado em Análise de Sistemas, mas já tenho um Blog com notícias a 4 anos, e agora estou vendo necessidade de ter um MTB para ter acesso a informações de imprensa de alguns veículos.

    Eu consigo fazer o MTB com diploma de curso superior em qualquer área? Ou só consigo com Jornalismo mesmo?

    Obrigado!

  29. Parabéns pelo blog, clara! a informação foi muito útil, vamos ver se consigo agora…
    O meu problema é que colo grau na próxima segunda (18) e já preciso do beditoo porque consegui um bom emprego. O complicado é que não sei se eles emitem só com o certificado, já que a universidade pede para que eu aguarde de 8 a 12 meses.

    Mas seja o que Deus quizer. Beijos

  30. Orlando, se você tiver uma declaração da escola você consegue tirar uma MTB provisório e usar para entrar no seu novo emprego. Depois de alguns meses, quando seu diploma estiver pronto, você poderá tirar o MTB permanente.

  31. Olá Clara, tudo bem? Bom, eu me formei, mas nunca trabalhei, logo não tenho o PIS. É possível mesmo assim solicitar o MTB? Como funciona esse lance de pedir declaração para a Caixa econômica? Obrigado desde já.

    • Oi Bruno, tudo bem? Acredito que mesmo assim seja possível tirar o PIS. Vá até a Caixa Ecônomica mais próxima da sua casa e peça esta informação a qualquer atendente que ele irá te ajudar, nem precisa pegar fila. boa sorte.

      • Olá Clara. Então, quem não tem PIS pode retirar o seu MTB do mesmo jeito, é só apresentar os outros documentos que você listou em seu artigo.
        Ah, e eu não enfrentei fila pegar o meu protocolo. Parece que as coisas mudaram lá no Ministério do Trabalho.
        Muito obrigado pelas dicas e por ter respondido o meu comentário! Abraços

  32. Bom dia, eu tenho o 9º ano, que preciso fazer para tirar jornalismo? Tirar o 12º e depois?
    E é preciso tirar o 12º com algum curso especifico?

  33. olá clara hoje trabalho em uma emprasa,de tv como cinemgrafista tenho meu registro de op. de câmera eles estão me pedindo o drt de reporte cinematografico,a qual eu fui direto no mtb e la dei entrada no drt eles me pedirão pra voltar dia 03/11/11 pra levar a carteira bem sera que vão colocar o registro na minha carteira umgrande abraço.

  34. Minha duvida é: Só jornalista tira MTB? Eu sou webmaster e atualizo o site de uma emissora de TV faz mais de 3 anos, tem como requerer o MTB?

  35. Muito boa sua dica.

    Mas, atualmente não precisa de diploma de jornalista para se conseguir registro da profissão e ter o nº MTB.
    Basta comprovar que exerce a função (uma declaração da empresa) e levar provas (texto publicado, etc,)
    + os seguintes documentos (xerox e originais):
    - Carteira de trabalho (se não tiver tire uma mesmo que não precise dela pra trabalhar, pois é nela que anotam a profissão de JORNALISTA , o numero do MTB e carimbam)
    - Comprovante de endereço – RG – CPF
    Para quem tem diploma de jornalismo, não precisa da declaração e nem da prova de trabalho na area.

    Facil e rapido em BH

    Em BH, é feito o registro de jornalista, no 2º andar do MTE, na rua Curitiba, 832, Centro. O atendimento é rapido, cordial e simpatico, e o numero do MTB é fornecido na hora. O numero MTB é anotado pelo servidor atendente na sua carteira
    (e carimbado pra validar) e fica no registro digital interno do MTE.

    Pode ser preciso o diploma de novo

    O STF permitiu ter o nº de MTB sem o diploma. Porem, o
    Senado aprovou uma lei, em dezembro/11, que volta com a obrigatoriedade do diploma pra ser jornalista.
    Porem, ainda não foi publicado ou sancionado, e o Ministerio do Trabalho esta registrando quem la for.

    ZC Jacare – BH

  36. adorei seu sarcasmo!MAS ANTES DE EU ENFRENTAR ISTO TD,GOATRIA DE SABER SE ESTE NÚMERO SERVE P/ REGISTRO DE FTÓGRAF.BJS.

    • So serve pra quando o sindicato bater na emissora verificar se vc tem qualificacao….
      aconteceu isto na TV Aparecida, muitos nao estavam devidamente com os registros e a TV sofreu uma multa de quase 600.000,00 reais. A TV MAR (afiliada Record) tambem teve este mesmo problema, mas foi para radialistas que é o DRT. Hoje a Record (tv mar) é a que mais segue esta linha rigorosamente, verificando se seu registro é valido. O restante das emissoras inclusive a GLOBO SAO PAULO E GLOBO RIO, onde trabalhei, jamais pediram este registro. A unica coisa que exigiram foi meu diploma de comunicacao.

  37. Pingback: Diploma na mão, hora de tirar o MTB | GuIgO NewS

  38. ola boa tarde sou radialista tenho drt de locutora e varios textos assinados por mim em varias publicações posso tirar o meu mtb de jornalista?

  39. Bom Dia trabalho em um SITE e BLOG, que ainda não possui CNPJ, gostaria de sua ajuda, sou Reporte Fotográfico, possuo varias matéria e fotografia ate em revista Internacionais tem como registra na minha carteira como “Jornalista”, tenho essa duvida, caso sim quais são os documentos necessários, Li que Superintendências Regionais do Ministério (SRTEs). Para não conflitar com a decisão do Supremo Tribunal Federal que extinguiu com a exigência do diploma para o exercício da profissão, jornalistas diplomados serão registrados como “Jornalista Profissional”. Já os não diplomados serão registrados como “Jornalista”.
    Obrigado boa tarde

  40. Olá Clara,
    Fiz minha graduação em Ciências da Comunicação/Jornalismo em Portugal. Estou pensando em regressar ao Brasil, e na minha procura por emprego vi que algumas empresas pedem o tal MTB. Sabe dizer se, por ser graduado em PT, o meu diploma é aceito nesse processo sem grandes chatiações extras?

    Já agora, parabéns pelo texto…super bom e de grande ajuda :)
    Quero mais pessoas assim no mundo :D

    • Olá, Renato. Tudo bem?
      Obrigada, que bom que o post foi útil a você. Eu acho que você não terá problemas pelo fato de o diploma ser Portugal não. Mas é apenas um chute, talvez seja melhor você se certificar no próprio Ministério do Trabalho. Pelo o que eu fiquei sabendo, a demora hoje em dia já não está tão grande como foi na minha época….

      beijos, e boa sorte!

    • O Mtb você tira até sem diploma nenhum. O que pode te complicar é pedirem o diploma de Jornalista e não aceitarem por ser estrangeiro. Aconselho a procurar uma universidade brasileira para fazer “autenticar” seu diploma no BR. ;-) Boa sorte.

      • Era o meu medo…hehehe
        Mas muito obrigado pela informação :)

      • Com a unificação da nova lingua portuguesa de todos os paises que assim determinam sua lingua oficial todos os diplomas, assim como os países de lingua portuguesa, sao reconhecidos independente do Pais. Agora se tu fez Jornalismo na França tem que fazer uma prova de avaliaçao que é uma chatice. Assim vice-versa. O diploma brasileiro nao é aceito nos EUA. Somente em países de lingua portuguesa.
        O que pode se fazer é tirar o registro de Jornalista Internacional, que também é valido em qualquer lugar do mundo, o custo nao é caro e mais rapido e te dá um prestigio maior.
        Att
        Wanderson

  41. Clara Vanali sou diagramador, consigo tirar meu MTB sem ser formado em Jornalismo, só provando com os serviços feitos??

    Grato

  42. hj esta bem mais facil, para reporter cinematografico vc vai no sindicado dos jornalistas mais proximo paga uma taxa de 50 reais, leva um dvd provando q vc trabalha mais de 2 anos com TV. (produtora, etc) e vai direto no ministerio do trabalho e fala assim: “Quero tirar meu MTB de jornalista” Te levam em outro setor. La eles pedem xerox de tudo quanto eh documento, nada que vc ja nao tenha. Depois de uma semana eles pedem para vc voltar no ministerio do trabalho para escrever na sua carteira de trabalho.
    Simples, facil e rapido.
    Pra quem ja tem o diploma o processo é o mesmo!

  43. Dúvida cruel ….
    Trabalho na área há mais de 20 anos. Foram 10 anos de Tv Bandeirantes e + 8 de Rede TV. Tudo isso com somente com o DRT ( não sou formado). Agora migrei para internet, onde publico matérias, escrevo vt’s, gravo off e etc….
    Será que consigo tirar meu mtb ? Eu não estou mais na empresa, mas preciso deste registro. Outra coisa, como vou provar que fiz tudo isso se é vídeo e eu não apareço e nem aparece meu nome nas matérias. Fui registrado em carteira como redator júnior e também como Editor pleno

    obrigado
    Willian

  44. Oi Clara !
    Parabéns pelo seus trabalhos e por ajudar tanta gente, e claro vou aproveitar ! Sou formado em Propaganda e Marketing, hoje trabalho como apresentador e comentarista esportivo na Rádio Trianon AM 740 SP, mas não sou contratado, comprei o espaço/ horário para veicular meu programa. Tenho o direito/posso tirar o MTB ?

    Obrigado,
    Glauco

  45. Olá Clara,tudo bem?
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la por criar este post para ajudar inúmeras pessoas.
    Trabalho há dezessete anos com filmagens e edição de casamentos,aniversários e eventos.Atualmente percebi que o mercado de trabalho está cada vez mais se afunilando,pois com as facilidades da internet,programas de edição de fácil acesso,equipamentos caseiros de boa qualidade, e paraquedistas e curiosos na profissão, estão roubando cada vez mais o lugar daqueles que batalham há muito tempo e lutam para defender o seu ganha pão. Acreditando que o fato de tirar o D.R.T possa aumentar a confiabilidade de nossos clientes, eu lhe pergunto: Será que consigo tirar o D.R.T ? Uma vez que não possuo nenhum diploma ou algo parecido,possuo apenas um certificado de conclusão de um curso básico de filmagem que fiz em 2001.Desde já agradeço.
    Carlos Alberto Dote

    • Carlão sinto em dizer, mais não, vc terá que fazer um curso no Senac ou Radioficina se vc for SP são curso Tecnico de Radialista Operador de Camera curso livre não da direito oa antigo DRT agora chamado SRTE boa sorte

  46. Oi Clara…
    Bom, fiz 2 anos de faculdade de Jornalismo e precisei trancá-la. Consegui tirar meu MTB, mesmo sem ser formada. Hoje curso Comércio Exterior, gostaria de saber se posso atuar na área de Jornalismo, mesmo sem ter diploma?? Se sim, como coloco essa informação no meu currículo?!

    Obrigada

  47. Me formei em 1987 e sempre trabalhei na área escrevendo para jornais, porém só fui tirar minha MTB em 2000, quando passei a assinar jornais como jornalista responsável. De lá para cá tenho usufruído muito da minha MTB, assino jornais, escrevo para revistas e tirar minha MTB só fez engrandecer o meu diploma, é um mérito que temos a nosso favor, principalmente depois da queda do diploma. MTB, melhor ter do que não ter. Ah, tirei a minha na Martins Fontes (SP) e ler o texto acima foi uma volta no tempo, rs, igualzinho aconteceu comigo. Abç: Cláudia/ Caraguá-SP

  48. Olá Clara,
    Sou publicitário formado e gostaria de saber se posso ter a MTB?
    Se sim, como devo proceder?

    OBRIGADO.

  49. Olá,
    Sou publicitário formado e gostaria de saber se posso ter a MTB?
    Se sim, como devo proceder?

    OBRIGADO.

  50. é possivel pesquisar pela autenticidade de um MTB?
    por exemplo..eu vejo o pessoal colocar o MTB no impresso de jornal…como pode-se consultar esse numero?

    abraço e parabéns pelo site

  51. Puxa, Clara,
    Texto ótimo, dicas excelentes, você vai longe, ein menina!
    Obrigado por fazer o que faz com entusiasmo e paixão. É contagiante!
    Valeu mesmo. Tudo de bom!

  52. Mudou muito agora só atende com agendamento tirei o meu 02/10/2012 sai na hora, o que demora e agendamento vc vai e é agendado para mais de 25 dias

  53. Estou cursando jornalismo, e a emissora aonde eu trabalho está querendo me efetivar. Eles disseram que é possível tirar um MTB provisório, porém, como eu faço isso? Vi as dicas, por sinal são ótimas, mas fiquei na dúvida quanto ao provisório. Se alguém puder me ajudar, vou ficar grato.

    Valeu!

  54. Tenho uma empresa de publicidade e marketing, pois já trabalhei muitos anos em emissoras de tv mas registro, hoje minha empresa faz editorial para alguns jornais da cidade e preciso do DRTe MTB, será que consigo tirar com declarações da emissora dizendo que prestei os serviços nas funções por alguns anos?
    Grato,

    Seu blog é muito bom.
    Obrigado.

  55. Grande Clara Vanali , muitíssimo bom dia !!! e no caso um MTB de fotógrafo ou Jornalista é preciso o diploma ? eu li nas respostas mais ainda estou cercado de dúvidas, obrigado !

  56. Tirei o meu em 30 dias no MTE Guarulhos. Sem o “profissional” (não que isso me preocupe!) mas que já foi de grande valia para o que eu preciso!

    Apenas levei a documentação acima com exceção do diploma.
    Recebi um protocolo e 30 dias depois estava na mão. A atendente até quis tirar uma com sorriso sarcástico tipo “seu registro está pronto em concordância com a lei tal”, mas nem liguei.

    Valeu a espera.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s